sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Brevemente "desparafraseando" Carl Sagan



Talvez um dia os nossos descendentes vejam a nossa ignorância atual com tanta pena quanto a que nós, cristãos, sentimos pelos antigos ateus, como Nietzsche, que um dia julgaram ter matado Deus e acabaram morrendo literalmente loucos, clamando, chamando e falando de Deus, como o fizeram por toda a vida, na ânsia de tentar negá-lo - ou viver sem Ele. 
Mas, se um quadro geral de um "Big Bang" (teoria, aliás, desenvolvida por um PADRE CATÓLICO), seguido por um universo em expansão não estiver correto, os ateus querem sugerir que não havia nada antes disso? E como Carl Sagan e demais agnósticos (ou ateus) conseguiriam definir o nada? Mas, há uma pergunta ainda mais pertinente: Partindo do pressuposto que Deus é o maior entre todos os seres que se pode existir, e o Criador de todos eles, de tudo, absolutamente tudo; COMO É QUE ALGUÉM QUE TENHA O MÍNIMO DE INTELIGÊNCIA E DISCERNIMENTO PODE PERGUNTAR DE ONDE VEIO DEUS??? Trata-se de uma estúpida indagação, afinal, se algo tivesse criado Deus, este algo seria superior e maior que Deus, sendo assim, Deus não seria o maior entre todos os seres e muito menos o Criador Supremo de tudo. Ou seja, Deus não seria Deus! Absurdo!
E, se por acaso, Carl Sagan achava mesmo que "a origem do universo é uma pergunta irrespondível", por que ele e tantos outros de sua área viviam/vivem procurando respostas ou especulações para tudo isso? Para quê tantas teorias, tantas hipóteses, tantas conjecturas?
O brilhante Sagan lançou a seguinte "pérola" (sim, talvez ele considerasse que estivesse lançando pérolas aos porcos, vai saber!): "Se dissermos que Deus sempre existiu, porque não poupar um passo e concluir que o universo inteiro sempre existiu?". Pois bem, segundo a lógica de Carl Sagan, alguém poderia poupar mais um passo para concluir que o ser humano também sempre existiu e que todo esse papo de criacionismo e evolucionismo é pura perda de tempo, uma discussão inútil e sem fundamento?

Sim, Deus sempre existiu, mas o Universo não é Deus, portanto, não poderia sempre ter existido. Em algum momento ele foi CRIADO. Como? Jamais saberemos! O Universo, diferente de Deus, não é atemporal! Mesmo quando afirmamos que Deus sempre existiu, temos que nos atentar para o fato de que o "sempre" de nossa limitada cosmovisão nada tem a ver com o "sempre" do Criador, afinal de contas, o "sempre" da atemporalidade, como o próprio sentido sugere, não tem tempo.

Tentar decifrar Deus, cientificamente falando, é uma presunção que pode ou não conduzir a Ele, mas que certamente nunca saciará todas as dúvidas, pois Deus, sob a ótica do ponto de vista científico, sempre será indecifrável, como nem poderia deixar de ser, afinal de contas, ele é DEUS. A Ciência não pode examinar ou experimentar o atemporal, o imaterial, o transcendental, o espiritual.

Resumindo, Carl Sagan podia ser mesmo um gênio, uma mente brilhante e prodigiosa, mas sempre foi um gênio equivocado a respeito de Deus. Simples assim!


 Renato J. Oliveira                       04 de agosto de 2019



2 comentários:

  1. Sou cristão e estou acompanhado o seu site desde o dia 8 de agosto de 2020 (eu puxei a data no histórico de navegação). Espero que você volte a postar novos conteúdos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leandro. Fico grato pela visita e pelo comentário. Pois é, já faz mais de um ano desde a última publicação. Espero que em breve consiga dispor de algum tempo para voltar às publicações.
      Grande abraço e que Deus lhe abençoe.

      Excluir